quinta-feira, 19 de março de 2009

ELE FOI BRASILEIRO E NÃO DESISTIU NUNCA

Era um menino pobre.Seu pai era um simples pintor e sua mãe lavadeira.A vida ou até mesmo o próprio Deus parecia que tinha dado as costas para ele um menino pobre,mulato,tímido,gago,epilético e orfão muito cedo.Muitos o olhavam e pensavam :" É só mais um mulato,um menino com pouco contato com a escola,com os estudos e com mundo.É um nada e nada mais que isso".
Mas ele de certo modo não olhava a vida assim:tão dura,tão árdua, que deveria ser um nada.Em vez de ficar se lamentando e ver a vida passar,o menino procurou estudar e acreditou em si mesmo.Deus deu forças para ele continuar.E autodidata aprendeu a falar 5 línguas.E ele continou achou que era pouco e procurou ainda mais de si,continou sempre acreditando e não se importava com os que outros diziam ou pensavam.
Aos 16 anos,trabalhou na Imprensa Nacional,como aprendiz de tipógrafo.Trabalhou com jornais escrevendo versos,prosas e poesias.Aos 30 anos,casou-se.Um pouco depois Começou a ter uma vida social e cultural ativa.
Quem o via ali mais tarde naquela ilustre posição,não sabia o que ele tinha enfrentado.Poucos tinham conhecimento de que ele teve muitas dificuldades ,mas passou por todas de cabeça erguida.O menino errou mas procurou corrigi-lo,caiu mas se levantou e viu que ele podia construir uma vida melhor para ele.Ele foi brasileiro e não desistiu nunca.
Aquele menino que devia ser um nada foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.Ele morreu aos 69 anos.Mas ele,Joaquim Maria Machado de Assis, ou "machadinho" não foi um nada e sim deixou marcas até hoje,considerado,praticamente,como maior escritor em prosa de literatura brasileira.E hoje,seu nome é lembrado por todos.
Por isso não ligue para o que as pessoas falam de você e faça o melhor para si,insista e não desista,você alguma vez cairá mas vai aprender a levantar,lute e conquiste porque o final.....
ass:Mario jardeson Silva Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário